Conheça o Fascinante Mundo das Orquídeas e Bromélias
Conheça o Fascinante Mundo das Orquídeas e Bromélias
Blog Article
Entre as plantas ornamentais mais procuradas estão vegetais ornamentais que obtiveram expressiva presença em lares brasileiros ao redor do mundo.
A Fascinante Diversidade dasPhalaenopsis
O gênero das orquídeas é famoso pela surpreendente quantidade de híbridos abrangendo uma quantidade enorme de exemplares.
Conheça mais
Comumente descobertas em ambientes úmidos e sombreados, as orquídeas desenvolveram sistemas especializados de desenvolvimento em diferentes ecossistemas.
Explorando a Diversidade das Bromélias
Os tipos de bromélias são classificados à família Bromeliaceae e têm sua principal origem da América do Sul e Central.
Mostrando arquiteturas particulares, inúmeros exemplares produzem uma cavidade coletora para preservar precipitações. Este mecanismo proporciona a resistência durante secas.
Como Cultivar Corretamente Exemplares Botânicos Sofisticados
Luminosidade Ideal
Grande parte das espécies de orquídeas aprecia claridade sem sol direto. Enquanto isso, as plantas da família Bromeliaceae adaptam-se bem a variadas condições luminosas, variando conforme o tipo.
Irrigação e Vaporização
A molhagem frequente demais é um dos principais vilões para orquídeas. Sugere-se molhar unicamente quando o material de plantio não estiver úmido.
Quanto às bromélias que formam cisterna, procure manter líquido neste receptáculo refrescando-a com frequência para prevenir a reprodução de insetos.
Composto de Cultivo e Nutrientes
O desenvolvimento de orquídeas é otimizado em compostos diferenciados que proporcionam boa drenagem.
Misturas contendo fragmentos de casca, carbono ativado combinados com elementos que permitem circulação apresentam-se adequados.
O desenvolvimento destas plantas é possível em diferentes materiais de suporte, tais como preparados para plantas aéreas, terra vegetal leve ou ainda apoiadas em materiais orgânicos sólidos.
Situações Recorrentes e Ajustes
Parasitas e Enfermidades
Cochonilhas, ácaros e pulgões constituem desafios recorrentes no ciclo de crescimento destes vegetais.
As medidas preventivas abrangem fluxo aéreo suficiente, balancear a água disponível e inspecionar regularmente suas plantas.
Dificuldades no Florescimento
Quando o florescimento não ocorre, confirme se existe contato com iluminação adequada. Muitas orquídeas precisam de uma queda na temperatura noturna para iniciar o ciclo floral.
A fase reprodutiva das bromélias usualmente acontece apenas uma vez em sua trajetória biológica, porém geram filhotes que viabilizam reprodução vegetativa depois do ciclo reprodutivo.
Pontos Favoráveis ao Ter Orquídeas e Bromélias
Para além do apelo estético, tais espécies exóticas concedem ganhos ao habitat humano.
Diversas categorias participam na renovação de oxigênio, removendo toxinas e aumentando a umidade.
A prática de reunir espécimes tão particulares da mesma forma concede vantagens para o bem-estar, tranquilizando o espírito e desenvolvendo afinidade com o reino vegetal.
Primeiros Passos para Colecionadores Flores Especiais
Aos novatos, orienta-se dar os primeiros passos por exemplares mais robustos.
Variedades como as orquídeas-mariposa e bromélias do gênero Tillandsia configuram seleções perfeitas para jardineiros de primeira viagem.
Consulte instruções em estabelecimentos de jardinagem e associações digitais para aumentar sua habilidade sobre estes extraordinários exemplares.